Coronavírus e seu impacto no turismo brasileiro e mundial

Por Marcos Arruda

Segundo A OMS (Organização Mundial de Saúde) o coronavírus (COVID-19) ainda está afetando principalmente as pessoas na China, com alguns surtos em outros países, o vírus foi relatado pela primeira vez em Wuhan, China, em 31 de dezembro de 2019. 

Turistas usam máscara contra coronavírus na Itália ( Angelo Carnoni/Efe)

O que é um Coronavírus? – Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Quais são os sintomas do 2019-nCoV?
Pacientes com 2019-nCoV sofreram doença respiratória de leve a grave, com sintomas como:
 Febre;
 Tosse;
 Falta de ar;
 Dificuldades respiratórias.
Fontes: Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças; Organização Mundial da Saúde

A maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas.  O vírus traz um novo nível de incerteza a indústria turística global que já sofria os efeitos da desaceleração econômica em alguns países do mundo.

Hotéis, lojas de luxo e atrações turísticas ao redor do mundo que contam com uma enxurrada de turistas enfrentam uma crise ainda maior do que a causada pela SARS, pois o novo surto viral já infectou mais pessoas do que a pandemia de 2003.

Turistas chineses gastaram US$ 150 bilhões em compras durante o feriado do Ano Novo Lunar do ano passado, de acordo com a Jefferies. O setor de varejo de viagens, um segmento que inclui lojas duty-free e varejo em aeroportos e outros centros de transporte, movimentou US$ 79 bilhões em 2018 e registrou o maior crescimento na Ásia, segundo a empresa de pesquisa Generation Research.

Mortes por coronavírus na Itália aumentam 57% 

A Itália registrou uma alta de 57% no número de mortes pelo novo coronavírus. Até o último domingo (8), o país contabiliza 7.375 casos confirmados e 366 mortes – o número estava em 233 mortes neste sábado (7).

O governo italiano tomou uma medida drástica para tentar conter a propagação no país, que é o mais afetado na Europa. O primeiro-ministro Giuseppe Conte assinou um decreto que determina uma quarentena em parte da Itália e também o fechamento de cinemas, teatros e museus até o dia 3 de abril.

Com relação a Região das Américas os número de casos de COVID-19 até o dia 9 de março de 2020, data em que a matéria estava sendo inscrita, foram relatados, 257 casos de COVID-19 de (10) países e quatro (4) territórios franceses no exterior:

Argentina (2), Brasil (8), Canadá (47), Chile (5), Equador (13), Guiana Francesa (5), México (5), Peru (1), República Dominicana (2), Estados Unidos da América (164), Martinica (2), San Bartolomé (1) e San Martín (2).

Além disso, os Estados Unidos relataram que 49 indivíduos foram positivos para o COVID-19 entre os retornados de Wuhan, China (3) e o cruzeiro Diamond Princess (46).  Até o momento, 11 mortes por COVID-19 foram relatadas nos Estados Unidos , especificamente nos estados de Washington (10) e Califórnia (1).

Quadro geral de casos confirmados até o momento no mundo:  Até o dia 06/03/2020
Casos Confirmados 110.029
Mortes 3.817
Países, áreas ou territórios com casos 105
  • Fonte: OPS – Organização Panamericana de Saúde / OMS

A redação do portal Turismo&Eventos vem recebendo alguns e-mails e ligações de agentes de viagens com dúvidas e incertezas sobre o posicionamento das empresas e entidades do setor frente a proliferação do vírus e o que devem informar para seus clientes e passageiros.

Conversamos com algumas empresas e entidades que nos enviaram seus pareceres até o momento. Lembrando que as recomendações para as viagens internacionais e nacionais são deferidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Com o registro de coronavírus em alguns países, incluindo o Brasil, viajar agora é seguro?

“Para quem está saudável, sim. Mas é preciso alguns cuidados extras”, diz o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

O Governo de São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação da doença.

“Temos feito um grande esforço para preservar todos os cidadãos e os visitantes. Cabe também a cada um de nós fazer a sua parte, como lavar bem as mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. São cuidados básicos, porém fundamentais”, afirma o secretário.

Além disso, é importante consultar os sites oficiais dos locais de origem e destino. Para conhecer o Guia de Prevenção do Governo de São Paulo, acesse o link: saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Qual é a orientação do Estado de SP para quem tem viagem marcada aos países com registro de coronavírus?
Devem ser feitas apenas em casos de extrema necessidade. A recomendação vale até que o quadro esteja bem definido. O Ministério da Saúde atualiza o cenário no link: saude.gov.br/listacorona

2 – Há medidas de restrição a pessoas com sintomas de coronavírus vindas de outros países para SP?
Até o momento, o governo federal não definiu medidas nesse sentido. Qualquer decisão envolvendo fluxo internacional depende das autoridades federais.

3 – Quais as medidas adotadas com pessoas que chegam em portos e aeroportos de SP vindas de países com registro de coronavírus?
Pessoas com sintomas são abordadas antes do desembarque pela Anvisa, que aciona o serviço médico e a vigilância para que a equipe avalie o paciente ainda a bordo. Os aeroportos estão veiculando mensagens em mandarim, inglês e português com orientações.

CLIA (Cruise Lines International Association)

As companhias de cruzeiros estão mudando de itinerário devido a 2019-nCoV?

As companhias de cruzeiros associadas à CLIA estão continuamente avaliando e modificando políticas e procedimentos à medida da necessidade. Isso inclui a modificação de itinerários, quando necessário, à luz da evolução das circunstâncias em alguns casos. Recomenda-se aos passageiros de cruzeiros que consultem as companhias através de seus sites para serem informados sobre as orientações mais recentes disponíveis.

As linhas de cruzeiro estão negando o embarque para quem já viajou pela China?

Todas as pessoas que viajaram, visitaram ou transitaram por aeroportos na China, incluindo Hong Kong e Macau, dentro de 14 dias antes do embarque, terão a entrada negada a bordo de um navio de cruzeiro das associadas da CLIA.

Os tripulantes e passageiros estão sujeitos às mesmas restrições de embarque?

Sim. Todas as pessoas que viajaram, visitaram ou transitaram por aeroportos na China, incluindo Hong Kong e Macau, dentro de 14 dias antes do embarque, terão a entrada negada a bordo de um navio de cruzeiro das associadas da CLIA.

Como as companhias de cruzeiros estão atuando para identificar os passageiros com o vírus?

As associadas da CLIA realizam triagens de passageiros – incluindo, em alguns casos, leituras de temperatura sem toque – quando apropriado, para hóspedes e tripulantes que viajaram recentemente pela área afetada, de acordo com as orientações vigentes das autoridades de saúde globais e locais. Os protocolos de triagem permitem decidir, caso a caso, se um hóspede ou tripulante será impedido de embarcar.

Com base nas informações mais recentes disponíveis sobre a doença e em consulta com profissionais médicos, a CLIA atualizou sua amostra de Declaração/Questionário de Viagem e Saúde, disponível para referência em www.cruising.org

As companhias de cruzeiro estão oferecendo reembolso aos passageiros cujas viagens foram afetadas pelo 2019-nCoV?

Os passageiros são incentivados a consultar as companhias em relação às políticas de compensação.

Quando podemos esperar atualizações adicionais da CLIA?

A CLIA e suas associadas estão monitorando de perto o surto em andamento e continuarão avaliando e modificando políticas e procedimentos conforme necessário, com a máxima preocupação com a saúde e segurança de todos a bordo. As atualizações serão disponibilizadas ao público continuamente em www.cruising.org.

FRT Operadora de Turismo

“Nossa postura é muito pontual, como estamos vendendo um serviço realizado por terceiros, infelizmente ficamos sujeitos às regras impostas pelo fornecedor. Isso traz alguns inconvenientes nos cancelamentos e alterações. Além disso, os órgãos que deveriam nos apoiar e esclarecer os direitos do consumidor respeitando as regras de cada prestador de serviço e mostrando as limitações que temos, são unilaterais nas informações porque não compreendem o processo. Nosso maior compromisso é atender as solicitações e realizar tudo que for possível para que a viagem seja adequada, não ofereça custos extras e também nenhum tipo de risco ao viajante.” Danielle Meirelles – Diretora da FRT Operadora de Turismo 

ASSIST CARD

 A Assist Card informou que até que o Coronavírus (Covid-19) seja declarado uma epidemia seus clientes estarão protegidos, com acesso a toda a assistência necessária, exceto em viagens realizadas a países restritos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como é o caso da China, por exemplo. Por essa razão, caso o passageiro queira reprogramar sua viagem por motivos relacionados ao Coronavírus, o produto está válido para ser ativado com a confirmação da nova data.

A empresa também reitera seu compromisso em atender e orientar seus clientes por meio de sua central telefônica, aplicativo e/ou diretamente nos centros de atendimento, 24h por dia, durante 7 dias na semana, nos casos de dúvidas sobre o processo de remarcação de voos ou em relação a exames quando exista a suspeita de contágio. Toda a rede de prestadores de serviços e parceiros ASSIST CARD seguem protocolos padronizados e estão preparados para ajudar os viajantes que eventualmente apresentem sintomas.

GTA

A GTA informou que como a OMS (Organização Mundial da Saúde) não declarou o Coronavírus uma epidemia ou pandemia mundial, todos os seus viajantes estão plenamente cobertos em qualquer país do mundo, exceto nas regiões afetadas na China.

A empresa lembra que qualquer viajante que apresente sintomas do Coronavírus durante o seu período de viagem, deve entrar em contato imediato com sua central operativa, a qual Ira orientar sobre as medidas a serem tomadas, bem como o local a se dirigirem para a realização de exames.

Air Canada

Para os viajantes que comprarem passagens com a Air Canada entre os dias 04 e 31 de março de 2020, a empresa está oferecendo a possibilidade de alteração das viagens sem nenhum tipo de taxa. A remarcação, no entanto, deve ser feita até 14 dias antes da data programada para o embarque.

A isenção da multa poderá ser aplicada apenas uma vez e o benefício está disponível para bilhetes com numeração 014, para todos os tipos de tarifas, para qualquer destino operado pela empresa, para remarcar uma viagem que será realizada no prazo de um ano –  a contagem é feita a partir da data de emissão do bilhete original.

Se preferir, o cliente pode cancelar seus voos e usar o valor do bilhete para a compra de uma nova viagem – o prazo de utilização é de 12 meses, que, no entanto, também serão contados a partir da data de emissão do bilhete original.

Para facilitar, a companhia alterou as regras tarifárias e ajustou o sistema para que as multas de alteração para bilhetes com direito a isenção sejam automaticamente canceladas. Mas caso o cancelamento automático não seja aplicado a estes bilhetes, o passageiro deve utilizar o código CHNGFEE20.

Informações mais detalhadas estão no aircanada.com

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