Com pandemia em 2020 o faturamento das Operadoras de Turismo fica 67% menor

Por Marcos Arruda

O Anuário Braztoa 2021 foi lançado na manhã desta terça-feira ,20/04, comemorando sua décima edição, divide o protagonismo de superações, conquistas e crescimento de uma década com números que refletem o impacto da pandemia da COVID-19 no setor de Turismo. O estudo realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), mostra, em números, o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, 2019 fechou com 1,5 bilhão de viagens internacionais, o terceiro maior exportador global. As chegadas internacionais em 2020, que estavam previstas para 1,5 bilhão seguindo as tendências de 2019, não ultrapassaram os 350 mil. Assim, o ano de 2020 regrediu a atividade turística aos patamares de 30 anos atrás.

É diante deste contexto que se faz o lançamento do Anuário Braztoa 2021, que não se limita a 2020. Todo o conteúdo é apresentado traçando paralelos e análises que contextualizam as mudanças da última década e os entraves que fizeram cair os números e linhas dos gráficos dessa atividade, que empregou, 330 milhões de pessoas no mundo todo em 2019, sendo que só no Brasil esse número foi de 7 milhões de pessoas. (WTTC).

Ticket Médio e perfil das viagens

Identifica-se uma redução de 35,6% no ticket médio das viagens domésticas, chegando ao menor valor dos últimos 10 anos: R$ 979. Em partes, esse fator pode ser explicado pela redução das compras das viagens em 2020 e execução das viagens compradas no ano anterior, além da redução de duração das viagens, alteração dos produtos comprados, como foco maior no terrestre e viagens de proximidade, entre outros fatores.

Por outro lado, identifica-se um aumento de 79% do ticket médio internacional, ficando em R$ 6.330, fato que também pode ser explicado pela realização das vendas internacionais, sem a sua execução no ano de 2020, e principalmente pela significativa variação cambial.

Com relação à duração das viagens nacionais, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos (48% das vendas). Já para as viagens internacionais, os roteiros de longa duração (mais de 9 dias) ficaram na frente (41%).

Expectativas e Considerações

Apesar de ser a mais impactante das crises, esta não é a primeira. Nos últimos 20 anos, foram superados os atentados terroristas em 2001, a epidemia provocada pelo SARS que também iniciou na China em 2003 e a crise econômica de 2008. Em todas elas, o turismo mostrou sua força e resiliência e voltou a crescer.

Diante das restrições à circulação, identifica-se a existência de uma demanda reprimida por viagens, sejam elas nacionais ou internacionais. O advento da vacinação em escala global, utilização de protocolos sanitários e o cenário econômico favorável podem ser condicionantes para uma aceleração na recuperação do setor.

Considera-se que o cenário para 2021 é positivo no contexto global, o Banco mundial prevê uma expansão da economia mundial na ordem de 4% em 2021. Ainda estamos diante de incertezas e com inúmeras variáveis que fogem ao controle. A UNWTO (Organização Mundial do Turismo) faz uma projeção, diante de três cenários possíveis, mas com a expectativa de que em 2 anos e meio, o turismo retorne aos patamares anteriores em número de viagens e receitas.

“Construímos este Anuário como um registro positivo, um motivo para nossos associados, empresários, colaboradores, parceiros, fornecedores e toda a rede da qual fazemos parte se orgulharem – afinal, quando a BRAZTOA leva aos setores público e privado a importância do turismo na economia nacional, é deste elo indissociável e do trabalho de todos que estamos falando.  Um documento que atesta a resiliência e a capacidade do turismo para se reinventar – e para onde vamos olhar e lembrar de que passamos pela maior crise da história do mundo e que esse foi apenas o início de uma nova realidade. Esta é a razão de ser do Anuário Braztoa 2021”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

SERVIÇO:

Para ter acesso a mais informações a versão completa do Anuário Braztoa 2021 está disponível para download no site: www.braztoa.com.br

Patrocínio: ELO

Parceiro realizador: UP Soluções

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment