Cidade Tiradentes (SP), recebe Festival da Bicicleta no domingo (9)

Foto: site guiadoturismobrasil

Situado no extremo leste da Capital, Cidade Tiradentes foi o bairro escolhido para abrigar a primeira estação de bicicletas compartilhadas dentro de um terminal de ônibus. A Estação Bike 12 Horas foi inaugurada em junho deste ano e já faz parte da rotina da população local, que tem à disposição 90 bicicletas para aluguel que podem ser devolvidas em até 12 horas. Além disso, conta com bicicletário com 70 vagas para estacionamento para quem a tem própria bicicleta.

Para celebrar mais de cinco meses de trabalho para estimular uma cultura da bike no bairro a pedido do Banco Itaú,  acontece domingo, 9 de dezembro, ao lado do terminal de ônibus, o primeiro festival da bicicleta da região. Organizado pelo Instituto Aromeiazero, tem apoio de lideranças locais, ciclistas e prefeitura regional. 

“O Festival é um evento comunitário de promoção da cultura da bicicleta. Está vinculado a um conjunto de ações que integraram a implantação da Estação Bike 12 Horas Cidade Tiradentes e visa reunir atividades do instituto com atrações locais, usando a cultura da bicicleta como ponto de convergência das ações”, explica Cadu Ronca, diretor do Aromeiazero. 

Durante o semestre, o Aromeiazero conduziu um intenso cronograma de promoção da cultura da bicicleta com a população local. Foram horas de pesquisa, mapeamento, ativação e articulação territorial para mostrar que o uso das bikes compartilhadas promovem a convivência social, o lazer, os cuidados com a saúde, a geração de renda e a facilidade nos deslocamentos diários.

As atividades do festival começam às 10h com uma pedalada de 14 quilômetros conduzida pelo Pelotão de Elite, grupo de ciclistas locais que realizaram vários passeios semanais noturnos com moradores do bairro, sempre às sextas-feiras. No domingo, vão se encontrar na Arena Corinthians, em Itaquera, com destino ao festival. 

Outra pedalada vai acontecer no âmbito do projeto A Rua é Dela, que realizou oficinas de formação com bicicletas só para mulheres. Elas saem às 11h do Centro de Formação Cultura de Cidade Tiradentes e pedalam até o local do festival.

Haverá também a Oficina Comunitária, para realizar consertos básicos em bicicletas de moradores da região, e o Rodinha Zero, atividade onde instrutoras vão ensinar crianças a partir de dois anos os primeiros movimentos em bicicletas de balanço ou a andar de bicicleta sem rodinhas.

Para quem não pedala, terá  atrações locais que mostram a diversidade existente no bairro. Artistas de rua da Oficina de Grafite vão fazer uma arte coletiva para dar mais alegria ao local. Durante todo o dia, também haverá show de bandas gospel, MPB e samba.

Serviço:
Festival Estação Bike 12 Horas
Dia 9 de dezembro de 2018 das 11 às 16 horas
Praça Maria da Graça, ao lado do terminal de ônibus
Gratuito

Atividades confirmadas
10h – Bicicletada Pelotão de Elite – Passeio de 14 quilômetros saindo da Arena Corinthians, em Itaquera com destino ao festival.
11h – Pedalada A Rua e Dela – pedalada pela Cidade Tiradentes que vai em direção ao Festival Estação Bike, Exclusivo para mulheres. Saída do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes 
11h às 16h – Rodinha Zero –  Aulas de pedal para crianças;
12h às 16h – Oficina de Grafite com o coletivo Operação Tinta no Muro. Arte coletiva para grafitar o muro da quadra da Praça Maria Da Graça;
11h às 16h – Oficina comunitária – mecânicas do Aromeiazero fazem a manutenção básica de bicicletas dos moradores da Cidade Tiradentes. 

Apresentações Musicais:
12h às 13h – Louva na Laje – Banda Gospel da Cidade Tiradentes
13h às 14h – Thaira Mainah – Cantora de MPB da Cidade Tiradentes
15h às 16h – Samba com a Batuk´Mulher

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment