Castelos do Vale Resorts é aposta para o enoturismo de Bento Gonçalves (RS)

Por Lorena Amazonas

Bento Gonçalves (RS) vai ganhar seu primeiro resort, o Castelos do Vale. O empreendimento, que deverá ter sua primeira fase entregue em 2025, foi apresentado em um coquetel na noite desta quinta-feira, 9, na cidade gaúcha e apostará no enoturismo.

O Castelos do Vale Resorts conta com a expertise da Mundo Planalto, responsável por empreendimentos no Centro-Oeste como o Arca Parque, aliada à tradição na produção de vinhos da Dom Cândido, vinícola que abrigará o resort. Somam-se, ainda, o Grupo Argon e a JFG Participações.

O projeto terá investimento de R$100 milhões e prevê a construção de 185 unidades, divididas em castelos temáticos, palacete térreo e palacete duplex com jacuzzi na sacada. A primeira etapa da empreitada, prevista para novembro de 2025, entregará 68 unidades.

O empreendimento será viabilizado em modelo de multipropriedade, na qual o cliente passa a ser dono do imóvel, adquirindo semanas de férias e pagando o custo mensal de condomínio. O complexo Castelos do Vale Resorts será afiliado a RCI.

Apesar da tradição italiana presente em Bento Gonçalves, a novidade teve como inspiração o Vale de Loire, na França. “Decidimos apostar em algo diferente e percebemos que poderíamos explorar a conexão da região com a França, já que parte das uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos é de origem francesa”, explica José Roberto Nunes, sócio-diretor da Mundo Planalto.

Confira imagens do hotel na galeria abeixo (imagens: Divulgação):

Público-alvo

O consumo de vinhos no Brasil ainda é concentrado nas classes sociais mais altas, que serão o público-alvo do resort. Parte dessas pessoas já frequenta a região. “O turista que vem para o Vale dos Vinhedos é um pouco diferenciado, ele busca experiências como ser atendido pelo dono do vinhedo ou almoçar em um restaurante menor”, afirma Marcos Valduga, da Dom Cândido.

O resort irá apostar em um cardápio de experiências, que ainda está em desenvolvimento. Atividades como produzir seu próprio rótulo de vinho deverão constar nas opções que serão disponibilizadas para os hóspedes.

Felipe Camarinha, sócio-diretor da Mundo Planalto, aponta as famílias como uma aposta do empreendimento. “Hoje um desafio para famílias que gostam de vinho são as crianças. Como entretê-las? Desta forma, o Castelos do Vale irá oferecer experiências para adultos e crianças”.

Turismo na região

Os sócios no projeto acreditam que o Castelos do Vale ajudará a desenvolver ainda mais o enoturismo na região. “Percebemos que, com a pandemia, muita gente deixou de viajar para o exterior e se deu conta de que há muitos lugares ótimos para visitar no Brasil. São clientes que diziam nunca terem tomado vinhos brasileiros antes e que gostaram da experiência”, afirma Marcos Valduga.


O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, vai além. “Em 10 anos, Bento Gonçalves irá competir com destinos como Mendoza, na Argentina, e Veneto, na Itália”.

O Portal Turismo&Eventos viajou a Bento Gonçalves à convite do Assessoria Em Foco Comunicação em parceria com a CS Global em São Paulo

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment