Foto: Divulgação
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, reduziu a menos da metade o número de chamadas sonoras para os voos nas salas de embarque e desembarque. A estimativa é que o número de mensagens executadas na sala de embarque caia de aproximadamente 22,5 mil para 9 mil por mês, uma redução de 60%.
Experiência inédita em aeroportos brasileiros, o projeto Aeroporto Silencioso pretende melhorar o conforto acústico para cerca de 10 milhões de passageiros que passam pelo aeroporto ao longo do ano e para toda comunidade aeroportuária.
O plano e redução do número de mensagens no aeroporto começou a ser implantado em 2016, em parceria com as companhias aéreas, e já mostra resultados positivos, segundo avaliação dos próprios passageiros. O projeto foi desenvolvido pela concessionária e prevê que cada voo tenha no máximo três mensagens sonoras nesta fase. Antes a quantidade de chamadas pelo sistema de som era de pelo menos cinco.
Em maio deste ano, o indicador de conforto acústico, um dos itens pesquisados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), registrou crescimento de 13,1% em relação aos últimos resultados de 2016. Atualmente, o Aeroporto Internacional de BH é o segundo melhor colocado neste indicador, entre os terminais com movimentação superior a 8 milhões de passageiros por ano.
“O objetivo é sempre proporcionar uma melhor experiência de viagem para os nossos passageiros. Dessa forma, o projeto do Aeroporto Silencioso busca eliminar o desconforto causado pelo excesso de mensagens sonoras que são ouvidas durante os procedimentos de embarque e desembarque”, afirma o diretor de Operações da concessionária, Daniel Bircher.
A redução do número de chamadas sonoras só foi possível graças às mudanças em todo o conceito de sinalização interna (wayfinding), que incluiu novo layout, revisão do posicionamento e da quantidade de placas e também uma nova configuração dos painéis de voos. Todas essas ações contribuíram para melhorar a orientação dos passageiros dentro do Terminal.
Uma nova cultura
A proposta do Aeroporto Silencioso foi inspirada na experiência de diversos Aeroportos Internacionais, e teve como principais objetivos a prestação de informações de forma mais eficiente e uma mudança na cultura de orientação dos passageiros dentro do terminal.
“Queremos assegurar que as informações possam ser percebidas de forma cada vez mais intuitiva e eficiente, além de garantir o máximo de tranquilidade antes e depois das viagens”, afirma Bircher.