Atrio faz balanço de gestão nos últimos anos e anuncia planos para biênio 2022-2023

O empresário Beto Caputo, conhecido por sua inquietude e inovação, confirma o bom desempenho da Atrio Hotel Management nos últimos dois anos, bem como anuncia os planos da companhia para o biênio 2022-2023, quando a empresa comemorará seu 35° aniversário e deverá superar a marca de 100 hotéis administrados, bem como a chegada em novos mercados.

A empresa, comandada pelo executivo ao lado de Paulo Mélega (VP de Operações) e César Nunes (VP de Vendas e Marketing), mais do que atingiu suas metas, mesmo em meio a dois anos tão desafiadores. “Nós superamos as metas projetadas em diversos sentidos. Isso é resultado direto de muita estratégia, estudo de mercado, de um trabalho assertivo e de um time comprometido com os valores da companhia, com seu desenvolvimento pessoal e com o desenvolvimento do setor”, diz.

Entre as metas sinalizadas por Caputo está o crescimento em número de hotéis administrados sob as bandeiras Ibis, Ibis Budget, Ibis Styles, Grand Mercure, Mercure, Novotel, WK Desing e K-Platz.

Posicionada como a terceira maior operadora hoteleira do Brasil, a Atrio é responsável pela administração de 70 hotéis em 13 estados e 48 cidades brasileiras. Juntos, eles somam um parque hoteleiro de mais de 10 mil apartamentos e são responsáveis pela geração de mais de 1.900 empregos diretos, além de outros 9.500 indiretos.

“Em termos de crescimento, os últimos dois anos foram os melhores anos da nossa empresa”, diz Caputo, referindo-se, entre outros, ao amplo crescimento em número de hotéis em 2021, quando a Atrio iniciou o ano com 54 empreendimentos administrados e terminou com 70, um crescimento de quase 30% no parque hoteleiro – e o equivalente em número de apartamentos.

Na esteira do desenvolvimento realizado em 2021 e projetado pela Atrio Hotel Management, entre outros, estiveram as aberturas do hotel WK Design de Florianópolis, empreendimento exclusivo e de alto padrão, bem como a conversão de empreendimentos em Belém (PA), Campinas e São José dos Campos (SP), Curitiba (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Para além da ampliação de portfólio, também a performance financeira dos empreendimentos merece destaque.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, a Atrio registrou uma ocupação média de 33%, número que subiu para 40% no ano passado, um crescimento de 22%. A performance da diária média teve incremento de 6%, passando de R$ 174,00, em 2020, para R$ 185,00 em 2021.

Atuando a partir de um modelo de negócio diferenciado e que privilegia o investidor, com foco na maximização de resultados e na garantia da manutenção do patrimônio, a própria Atrio participa do risco do negócio, uma vez que sua remuneração como operadora é baseada em um percentual do resultado do hotel. Sua expertise em oferecer uma gestão operacional equilibrada garantiu, também, o crescimento da receita bruta em mais de 109% em 2021, quando atingiu a marca de mais de R$ 290 milhões, ante os R$ 139 milhões registrados em 2019.  “Mais do que números absolutos, esses dados nos permitem olhar para o futuro de forma bastante assertiva: em 2023, vamos ultrapassar a marca de 100 hotéis administrados”, garante Caputo.

Biênio 2022-203:

Para o biênio 2022-203, a Atrio tem um ousado plano de ampliar seu parque hoteleira em quase 50%, ultrapassando a marca de 100 hotéis.

Parte importante deste desenvolvimento está prevista ainda para este ano, que já soma 10 contratos em negociação e previstos de serem assinados e inaugurados ainda no primeiro semestre. Com uma estratégia focada em conversão e aquisição de pequenas redes nacionais, juntos os hotéis ampliarão em mais 2.000 quartos parque hoteleiro de categoria econômica.

No estado do Pará são dois hotéis e um total de 600 apartamentos, o que praticamente dobra a presença da Atrio na região Norte – hoje, a empresa opera seis hotéis (cinco Ibis Styles e um Mercure) nos estados de Roraima, Pará e Tocantins, somando um total de 617 apartamentos.

No Rio Grande do Sul, a ampliação de presença com mais um hotel amplia o número de apartamentos em mais 150 unidades hoteleiras que se somam aos mais de 4,3 mil já administrados na região sob as bandeiras Grand Mercure, Mercure, Novotel, Ibis, Ibis Budget, Ibis Styles, WK Design e K-Platz.

E é na região Sudeste, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro que estão os outros sete hotéis previstos de serem inaugurados ainda este semestre. Juntos, eles somam mais de 1.000 apartamentos nos estados, sendo mais de 300 em três hotéis no Rio de Janeiro e mais de 830 em quatro hotéis em São Paulo.

Para além das aberturas, em números absolutos, este ano, a expectativa é atingir uma receita de R$ 540 milhões, taxa de ocupação de 56% e diária média de R$ 209,00. “Os números são positivos e conservadores, uma vez que consideram nossa base atual e não incluem as aberturas já programadas”, diz Caputo. O executivo antecipa, ainda, que “estamos no caminho certo e, com um bimestre imprevisível como foi este, com a chegada da variante Ômicron e o anúncio da guerra, somamos uma receita de R$ 73 milhões nos meses de janeiro e fevereiro, confirmando a assertividade do nosso orçamento”.

Xtay e Livá: tendências e novos negócios

Ao lado dos hotéis, a Atrio seguiu seu DNA de pioneirismo, inovação de contemporaneidade, observando tendências de comportamento e consumo, com abertura de empresas focadas em outros mercados. Com os hotéis fechados – ou parcialmente fechados – a empresa, seus executivos e colaboradores não se aquietaram. Pelo contrário: observaram, estudaram e investiram em novos negócios. “Olhamos para outros mercados, montamos business plan, desenvolvemos marcas e começamos com duas novas empresas que hoje estão em operação”, diz Beto Caputo, referindo-se às operações das start-ups Xtay e da Livá.

A Xtay funciona no modelo de short rental e já tem estúdios em São Paulo e em Santa Catarina, oferecendo o melhor da casa com o melhor do hotel. Seu plano de desenvolvimento conta com mais de 200 estúdios em finalização de contrato e construção nos estados de São Paulo, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Sob o comando de Marcel Bicca, Head de Operações, a empresa já soma mais de 2.000 estúdios em seu pipeline para os próximos 48 meses, quando pretende ampliar sua presença nos mercados em que já atua e chegar a destinos como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Já a Livá Hotéis e Entretenimento é a primeira operadora independente de gestão de empreendimentos de multipropriedade, segmento que vem crescendo a passos largos no Brasil e que se tornou um grande diferencial de desenvolvimento das indústrias turística e imobiliária, desde o início da pandemia da COVID-19.

Hoje, a empresa opera dois hotéis, o Lago Ecoresort (GO) e o Capivari Ecoresort (PR), somando um total de 580 apartamentos.

Seu diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios, João Cazeiro, confirma a inauguração de dois novos empreendimentos ainda no primeiro semestre, nos estados de São Paulo e Goiás. É também no primeiro semestre que deverão ser assinados quatro novos contratos, cujas inaugurações estão previstas entre 2023 e 2025, ampliando a presença da Livá em São Paulo e marcando sua entrada nos estados de Santa Catarina e Alagoas, além da entrada no segmento boutique. Juntas, as novas operações somam mais de 800 apartamentos e 1.000 quartos.

Investimentos em tecnologia da informação

Tecnologia da informação, segmento econômico que foi muito impactado e demandado durante a pandemia, também ganhou especial atenção da empresa, que aportou investimentos que superam a marca de R$ 2 milhões na área e que culminam com o lançamento do Atrio Invest, primeiro APP de gestão de portfólio de ativos hoteleiros do Brasil. “O aplicativo ATRIO INVEST é um dos eixos de um conjunto de medidas de digitalização que demandaram nossa atenção e temos desenvolvido para melhorar a eficiência de gestão e de comunicação nosso investidor”, diz Beto Caputo, diretor-presidente da Atrio Hotel Management.

Idealizada para garantir, ao investidor, visão e controle totais de seus investimentos com a Atrio, a plataforma de gestão é 100% digital e foi desenvolvida in house, a partir de um time multidisciplinar que contou, entre outros, com seis desenvolvedores totalmente dedicados, além do suporte das equipes comercial, de comunicação e de operações, além de sondagens com investidor e benchmark internacional de aplicativos de gestão financeira. “Tudo isso para garantir total controle dos investimentos hoteleiros de forma rápida, dinâmica, prática e segura”, complementa Caputo.

Disponível nas versões Android e IOs, a ferramenta tem como diferencial a oferta de acesso total ao portfólio que cada investidor tem com a Atrio Hotel Management. Neste sentido, o APP apresenta e reporta toda movimentação nos hotéis, de forma individual, ou de forma conjunta em todo o portfólio, considerando todos os ativos hoteleiros que este investidor possui, independente de bandeira ou localização.  “Nós temos certeza de que estamos levando inovação, comodidade, transparência e mais informação para o nosso investidor”, finaliza o executivo.

Foto: Beto Caputo

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