Atrio comemora resultados expressivos no primeiro semestre da Hotelaria de luxo

Com modelo um diferenciado de operação, a Atrio Hotéis é reconhecida pela excelência no atendimento e pela maximização dos resultados para todos os perfis de empreendimentos administrados, com especial destaque para os segmentos midscale e econômico, nos quais se concentra o maior parque hoteleiro gerido pela administradora hoteleira. No entanto, esse posicionamento não é diferente quando o assunto é gestão de hotéis de luxo.

A boa notícia é informada pelo CEO da empresa, Beto Caputo. “Nós trabalhamos focados na eficiência de gestão que se traduz, em poucas palavras, na oferta do melhor atendimento possível ao hóspede e na entrega do melhor resultado possível ao investidor. Essa premissa está em nosso DNA. E isso é possível em todas as categorias hoteleiras porque parte de um modelo de gestão que se aplica a todos os segmentos”, diz.
 

O modelo adotado pela companhia criada e presidida pelo executivo, garantiu sua boa performance neste primeiro semestre de 2022, quando a Atrio cresceu em todas as operações, com especial destaque para a hotelaria de luxo. Entre os mais de 70 hotéis em diferentes destinos brasileiros, os dois que estão posicionados na categoria upscale — o LK Design Hotel, em Santa Catarina, e Grand Mercure Curitiba Rayon, no Paraná — tiveram resultados expressivos no primeiro semestre deste ano.

Em Florianópolis (SC), o LK Design Hotel cresceu 105% sua taxa de ocupação e aumentou 35% sua diária média neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021. “Nosso resultado financeiro ficou 25% acima do projetado”, diz o executivo.

Outro dado interessante na unidade é a retomada do turismo internacional, que representa 18% dos hóspedes do hotel no primeiro semestre. No âmbito doméstico, os maiores emissores são Santa Catarina (30%) e São Paulo (25%). “Os números reforçam que o turismo regional ainda é forte para o segmento”, destaca Miler Bairros, gerente-geral do LK Design Hotel.

Já em Curitiba, no Grand Mercure Curitiba Rayon, o aumento em ocupação chegou a 50%, tendo junho como melhor mês, com ocupação de 63%. O faturamento atingiu R$ 5,9 milhões e ficou 5% acima do budget previsto para o semestre.

Na divisão entre os nichos, o segmento de lazer respondeu por 40% da ocupação e os encontros corporativos representaram 30%, enquanto shows e eventos sociais chegaram a 30% da demanda.

Os resultados chegam exatamente um ano após a entrada do hotel paranaense no portifólio da Atrio, o que é motivo de dupla comemoração quando se leva em conta o período mais crítico da COVID-19. “Quando assumimos o empreendimento, no ano passado, a taxa de ocupação não chegava a 20% o que, aliado à baixa demanda por eventos, afetou o desempenho global da operação”, relembra Fernando Kanbara, gerente-geral do empreendimento, destacando que “em um ano, tivemos uma rápida recuperação que, sem dúvida, foi impulsionada pela melhora no cenário combinada com a eficiência na gestão”.

Investimentos e perspectivas

Para o CEO da Atrio, o luxo se baseia nas premissas de excelência, inovação e identidade própria, incluindo a adoção de medidas ligadas à responsabilidade socioambiental, de personalização do atendimento e criação de experiências. Nesse sentido, Beto Caputo enumera uma série de investimentos para melhorar ainda mais a qualidade a exclusividade dos serviços nos hotéis.

No LK Design Hotel, as novidades começam com a construção de um novo bar no rooftop, com uma carta especial de drinques e petiscos, além de uma vista incrível. Nos próximos meses, o local terá seu espaço ampliado e o mobiliário renovado para tornar a experiência do hóspede cada vez mais memorável. Outra estreia importante foi a área focada no bem-estar, com duas salas de massagem e um menu de tratamentos que contempla todas as necessidades dos viajantes, incluindo acupuntura, quiropraxia e opções para atletas.

Reconhecido pelos turistas e muito procurado pelo público local, o Osli Restaurante acaba de ampliar a adega. O espaço conta agora com 150 rótulos e uma carta diversificada que contempla rótulos nacionais e internacionais, incluindo uma seleção especial de vinhos produzidos na serra catarinense. Inaugurado em maio de 2021, sob o comando do chef catarinense Felipe Silva, o restaurante homenageia Walter Osli Koerich, proprietário do hotel e um dos maiores incentivadores da cultura e das tradições locais.


No Grand Mercure Rayon, as novidades incluem a troca das televisões dos apartamentos, dos cofres e das amenidades por produtos da linha L’Occitane All Bresil. Os enxovais dos 159 apartamentos também tiveram upgrade. O hotel também fechou uma parceria com o SPA Tereza Zanchi Shiatsu & Bem-Estar, rede curitibana que foi reconhecida recentemente pela International Spa & Beauty Awards como o Melhor Retiro de Bem-Estar Holístico do Brasil (Best Holistic Wellness Retreat).

O hotel também passou a receber o público local para o café da manhã — com direito a cozinha show — inaugurou o Lobby Bar Café e reabriu o Espaço RW, um salão de 256 m² para eventos sociais de até 140 pessoas sentadas ou 500 para serviços de coquetel. Os próximos passos são a reabertura do Room 1424 – bar com música ao vivo, cardápio de drinques e petiscos – e a reforma do lobby, previstos para agosto. Os planos para 2023 incluem o retrofit dos apartamentos, com investimento em torno dos R$ 5 milhões.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment