Areia será invadida por jipeiros em junho com o apoio do AC&VB

O JECA – Jeep Clube de Areia – é um dos mais antigos clubes de jipeiros do Nordeste, do Brasil, sendo que sua história começa em 1985. Hoje conta com mais de 30 sócios ativos e milhares de simpatizantes espalhados pelo país. Ể um dos clubes pioneiros com bastante destaque em suas trilhas e provas. Tem grande relevância nacional no mundo Off Road, sendo possível encontrar muitos vídeos e fotos na internet de eventos e momentos marcantes dos quase 40 anos de fundação.

O JECA tem orgulho de ser sediado em Areia/PB, a capital paraibana da cachaça e das flores. A cidade está situada na região do Brejo Paraibano, no alto da serra, à 618 metros de altitude, e desfruta de belíssimas paisagens que enchem os olhos dos seus visitantes. É bastante famosa por seus pontos turísticos, engenhos de cachaça e rapadura e por sua história. No inverno, Areia se destaca, principalmente, pelo seu clima com temperaturas que chegam a 13°C, um verdadeiro clima europeu com as ruas tomadas por neblina e muito frio. Aliado a todas essas características, Areia ainda detém um lindo conjunto arquitetônico de beleza incontestável o que levou o IPHAN a transformar o município em um patrimônio Histórico Nacional.

O relevo, clima e história são o carro chefe para desfrutar da fraternidade que só os jeeps conseguem promover. As trilhas e as provas fora de estradas, onde os veículos são preparados e postos para medir força, potência e habilidade do piloto, geram uma dose grande de diversão, adrenalina e emoção. Além disso, movimentam a economia criativa, promovem o turismo e evidenciam as marcas das empresas que apoiam e patrocinam esses eventos.

O evento

O JECA realiza anualmente alguns eventos entre os seus sócios, jipeiros de outros clubes, amigos e simpatizantes. O mais importante entre eles é a Prova Fora de Estrada, que é realizado no fim de maio ou no começo de junho há quase 40 anos.

O evento é composto por uma trilha off road no primeiro dia, onde os jeeps são preparados juntos dos pilotos para um passeio pelas ruas históricas da cidade e pela zona rural, passando por pontos turísticos, matas e obstáculos que garantem muita diversão e adrenalina. No segundo dia é realizada a corrida, na qual os jipeiros mostram as qualidades dos seus veículos e suas habilidades no misto de velocidade e perícia.

O Areia Convention Bureau apoia incondicionalmente a realização deste evento, que será realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2024. No dia 07 de junho acontecerá a recepção a todos os jipeiros, vindos de todos os cantos do país. No dia 08 haverá a realização de passeio ecológico e trilha off road pela zona rural da cidade, visitando engenhos, pontos turísticos e restaurantes de comidas típicas da região. E no dia 09 ocorrerá a 4ª etapa do Campeonato Paraibano de 4×4 de 2024. A corrida será na modalidade indoor e está dividida em categorias conforme o tipo e preparação dos jeeps: JEEP; JEEP ESPECIAL, FORÇA LIVRE, 4×2, DIESEL e UTV.

Durante todo o final de semana do evento os sócios, a comissão organizadora e a diretoria do JECA se mobilizam para organizar, receber e dar apoio aos jipeiros de todos os lugares do país, desde sua chegada até o encerramento do evento. Cada jipeiro que participar do evento recebe um kit composto por uma bolsa, brinde e uma blusa referente ao evento e com a impressão das marcas das empresas patrocinadoras.

O encerramento da 39ª Prova Fora de Estrada de Areia será após as baterias da corrida, com a entrega dos troféus aos pilotos/jipeiros classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria.

Recepção aos jipeiros

No primeiro dia do evento toda a equipe do JECA é responsável em receber os jipeiros que chegam de várias localidades do Nordeste do país para participarem da Prova de Areia/PB. Esta recepção parte desde a alocação dos jipeiros em hotéis e pousadas, ou em outra forma de apoio, até a realização de um grande encontro, em local pré-definido e divulgado, com a realização de apresentações culturais e toda a dinâmica da economia criativa pertinente ao turismo local.

O passeio ecológico e a trilha off road

No passeio ecológico e na trilha são percorridos percursos no qual todos os carros inscritos (jeeps ou outro carro 4×4) trafegam pelas belas paisagens da zona rural de Areia/PB, conhecendo os estabelecimentos de produção de cachaça, a gastronomia rural, cachoeiras, etc. Para o passeio é escolhida uma rota sem grau de dificuldade. Já na trilha, a rota apresenta graus de dificuldades de leve a moderado, com desafios e /ou obstáculos que despertam a adrenalina dos jipeiros.

As rotas são estabelecidas pela equipe comandada pelo Diretor de Trilha do JECA e são demarcadas com placas sinalizadoras nas cores azul, vermelho e verde. Cada cor indica uma direção: o azul a esquerda, o vermelho a direita e o verde seguir em frente. Desta maneira, fica mais fácil para os jipeiros acertarem o caminho. Além de toda a sinalização da trilha, os jeeps são organizados em comboio contento de 10 a 20 carros. A partir das 9:00 horas, os primeiros comboios iniciam o passeio e a trilha, sendo guiado por um jeep da organização.

Antes é servido um café da manhã reforçado, com várias frutas e lanches. Os inscritos receberão uma pulseira, com ela o piloto e os acompanhantes do carro terão acesso aos benefícios da trilha como o café da manhã e acesso aos pontos turísticos a serem visitados. Cada jeep recebe um adesivo referente ao evento. Com ele o jipeiro terá direito a apoio da comissão organizadora.

Em locais com obstáculos ou dificuldade alta de passagem, haverá jeeps da organização ou máquinas como, por exemplo, trator, que dará a devida assistência ao jeep que não conseguir passar.

O término da trilha só se dará após a equipe de organização percorrer todo o percurso da trilha e não encontrar mais nenhum jeep, assegurando socorro a possíveis retardatários, certificando que não há nenhum veículo precisando de ajuda no percurso.

Mais informações: www.instagram.com/areiaconventionbureau

Foto: Divulgação

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment