Antecipação e planejamento nas viagens rodoviárias: uma grande vantagem para as companhias do setor

O planejamento de viagens possibilita que as experiências de turismo ou negócios sejam mais confortáveis e seguras. A previsibilidade do que irá acontecer faz com que seja possível aproveitar tudo com mais tranquilidade. Mas, além dos viajantes, as companhias do setor rodoviário também podem se beneficiar desse planejamento, obtendo antecipação de receitas e garantindo maior ocupação em seus veículos, além de melhorar o seu fluxo de caixa.

No mercado rodoviário, os consumidores se comportam de maneira imediatista com as compras de passagens realizadas pouco tempo antes do embarque. Muito diferente do que se vê em outros setores do mercado de turismo como o aéreo e hoteleiro, o que dificulta por vezes um melhor planejamento das viações.

Nesse sentido, pensando em mudar um pouco esse comportamento, a ClickBus, o maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, trouxe para os turistas a possibilidade de realizar compras de passagens mais baratas para todo o Brasil na sua plataforma ao lançar em agosto de 2022 o selo Click Oferta, onde dentro dele os clientes encontram opções especiais de trechos rodoviários a preços exclusivos, com até 60% de desconto, para rotas em todo o Brasil. Desde o seu lançamento a ferramenta já trouxe bons resultados, como por exemplo a taxa de antecipação de compra das passagens passou de 2 para 8 dias, que é um bom sinal para o mercado.

Se para os consumidores a antecedência de compras se transforma em economia, para as viações, quanto mais tempo antes o consumidor comprar as suas passagens é melhor para a sua operação, gestão de frota e fluxo de caixa.

Impacto nas companhias rodoviárias

Em comum acordo com as viações parceiras, a ClickBus monta um inventário de assentos selecionados e os vende com bastante antecedência em sua plataforma. Isso garante uma antecipação de receita no caixa das companhias que podem planejar movimentos e estratégias de negócios. Outro ponto, é a garantia de que o veículo sairá rumo ao seu destino com mais lugares ocupados, aumentando, portanto, a rentabilidade da viagem.

Elbert Leonardo , VP Comercial e Financeiro da ClickBus (Foto: Claudio Belli)

“Nosso objetivo é sempre auxiliar o consumidor final, trazendo benefícios, como segurança e conforto, para aqueles que se planejam no momento de definir uma viagem. Dentro dessa lógica, encontramos uma dinâmica que, além de auxiliar os turistas, também beneficia os players desse setor. Além disso, como os preços são tão diferenciados, os viajantes estão mudando o seu comportamento e realizando a compra antecipada para garantir a oferta”, explica Elbert Leonardo, Vice-Presidente Comercial e Financeiro da ClickBus.

Confira alguns preços disponíveis no site da ClickBus:

  • Rio de Janeiro – São Paulo
  • Florianópolis – Curitiba
  • Belo Horizonte – Rio de Janeiro

As promoções são atualizadas diariamente na página especial da Click Ofertas, no site da ClickBus. Também é possível encontrar essas ofertas em destaque na home page do site e nas redes sociais da companhia.

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment