A doçura da Grã-Bretanha que você ainda não conhecia: confira experiências para todos os paladares

Para os chocólatras de plantão, a Grã-Bretanha é um destino que surpreende até os paladares mais exigentes

 A Grã-Bretanha, terra de cultura rica, diversa e paisagens deslumbrantes, é um destino surpreende para os entusiastas do chocolate, com experiências que convidam seus visitantes a embarcar em uma jornada sensorial única. Com tours por fábricas, degustações e workshops dedicados a esse ingrediente tão amado, os visitantes podem explorar os segredos por trás de seus deliciosos sabores, desde marcos históricos até a produção moderna.

Nessa semana de Páscoa, o VisitBritain separou as mais doces experiências para os chocólatras viajantes. Confira abaixo:

Cadbury World – Birmingham

O delicioso mundo do chocolates é revelado nas visitas à fábrica dos icônicos chocolates Cadbury, Bournville, nos arredores de Birmingham. Como se tivesse saído do universo de Willy Wonka, essa experiência narra a criação do próprio chocolate e uma jornada pela herança Cadbury, incluindo exposições interativas e degustações exclusivas. Em 2024 é comemorado o 200º aniversário da abertura da primeira loja da Cadbury, o que faz da visita ainda mais especial em meio a um ano de celebrações.

York’s Chocolate Story – York

Muita gente não sabe que foi no norte da Inglaterra, na cidade de York, que o inconfundível KitKat foi inventado, em 1935. Hoje, quase um século depois, o York’s Chocolate Story conta essa e muitas outras histórias do chocoalte durante uma tour guiada totalmente imersiva, explorando três andares cheios de delícias. Os segredos da fabricação de chocolate, guardados a sete chaves, são revelados e os visitantes podem se tornar verdadeiros “mestres chocolatiers”.

Knoops – Bath, Brighton, Cambridge, Oxford, Londres, Chester, Manchester, St Albans, Rye

Ao abrir sua primeira loja de chocolate quente em Rye em 2013, Jens Knoop, o fundador da Knoops, deu vazão a seu amor pelo chocolate, desenvolvido desde sua infância no interior da Alemanha. Desde então, sua linha de chocolate quente (chocolate flakes) foi aperfeiçoada a um nível luxuoso, com várias lojas foram abertas por todo o país. Uma parada obrigatória para tomar uma aconchegante xícara de chocolate quente e, de quebra, levar pra casa os flocos de chocolate para preparo caseiro.

Dark Sugars – Londres

Com três endereços em Londres, a loja de chocolates artesanais Dark Sugars oferece uma gama muito variada de barras de chocolate, bomboms e outras criações deliciosas. A primeira unidade fica na charmosa Brick Lane, perfeita para quem quer conhecer o lado alternativo de Londres e tomar um chocolate quente incomparável.

Bean to Bar Factory Experience no London Chocolate – Londres

Um novo mundo é revelado experiência “bean to bar” de Londres, num veradeiro mergulho na arte da fabricação de chocolate, passando por toda a jornada dos grãos de cacau em sua forma bruta até o produto final: barras de chocolate. Durante um tour guiado, explora-se a habilidade dos mestres chocolatiers e os sabores que estão por trás da criação de chocolates de alta qualidade.

School of Icing na Biscuiteers – Londres

A Biscuiteers estabeleceu-se como a produtora original britânica de biscoitos artesanais, criando biscoitos temáticos elegantes, decorados e perfeitos para qualquer ocasião. A experiência da escola de confeitaria oferecida nas unidades de Belgravia ou Notting Hill permite aos visitantes exercitarem toda a sua criatividade na decoração de biscoitos, experimentando as técnicas com glacê e aprendendo a recriar alguns designs icônicos.

Dr Choc’s Windsor Chocolate Factory – Windsor

Em frente ao Castelo de Windsor está uma das mais charmosas fábricas de chocolate do mundo. A Dr. Choc’s é conhecida por sua grande variedade de chocolates de alta qualidade, feitos apenas com os melhores ingredientes. Do clássico chocolate ao leite a maravilhas surpreendentes como o chocolate com lavanda, há opções para todos os gostos. É possível reservar um horário de degustação para saborear todas as variedades ou aprender a fazer chocolate.

The Chocolate Factory – Manchester

A experiência The Chocolate Factory em Manchester é um paraíso para os amantes de chocolate. De degustações a workshops interativos, a atração oferece uma jornada na arte da fabricação de chocolate enquanto os segredos por trás da criação de chocolates gourmet são revelados.

Chocolate and Whisky Tour na The Clydeside Distillery – Glasgow

Uma experiência inesquecível e tradicionalmente escocesa de degustação de uísque com um toque de doçura: essa é a tour oferecida pela destilaria Clydeside, que foi inaugurada em 2017 e trouxe a arte de destilar de volta ao coração de Glasgow, estabelecendo-se como a primeira destilaria dedicada exclusivamente a uísques de malte em mais de 100 anos. Durante o Chocolate and Whisky Tour, seus cinco uísques Single Malts são harmonizados com chocolates artesanais feitos à mão pela Sugarsnap, uma produtora local de chocolates finos.

Mrs. Potts Chocolate House – Bath

Inspirada por sua mãe, Amelia Pott abriu as portas de sua primeira Chocolate House em Bath em 2017. Desde então, mais duas lojas foram abertas em Bristol e Cardiff. Na filial de Bath, um workshop de duas horas oferece a experiência chocólatra completa, com barras de chocolate Ms. Potts feitas e decoradas na hora, tornando-se a lembrança de viagem perfeita.

Fudge Making Experience at Fudge Kitchen – Canterbury, Bath, Windsor, Cambridge, York e Edimburgo

Os segredos do fudge – um doce à base de chocolate que é comparado, muitas vezes, com o nosso brigadeiro – são revelados pelos workshops da Fudge Kitchen. Os visitantes precisam arregaçar as mangas para aprender tudo sobre a arte da fabricação do fudge com um especialista. A experiência inclui a degustação de uma grande variedade de sabores de fudge, além do preparo dessa iguaria para levar para casa.

Llandudno Chocolate Experience – Llandudno, País de Gales

Neste museu, uma exposição se torna uma jornada pelo tempo, abrangendo 5000 anos de história, com degustações de chocolate. Situado no norte do País de Gales, o Llandudno Chocolate Experience oferece atividades para crianças e atende diferentes necessidades e restrições alimentares. É possível assistir ao atelier de chocolate artesanal, acompanhando sua produção ao vivo, além de passar na loja Maisie’s Llandudno, para garantir chocolates para ocasiões especiais dentre 80 tipos diferentes de chocolates avulsos, fudge caseiro, 16 sabores de chocolate quente e barras de chocolate artesanal.


(Foto: A Cadbury World, em Birmingham, oferece tours imersivas pelo mundo do chocolate/West Midlands Growth Company)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment