EUA: um giro pelos estádios e arenas da cidade que sediará a final da Copa do Mundo de futebol em 2026

Conheça os grandiosos complexos que recebem multidões apaixonadas por modalidades como futebol americano, basquete, beisebol, hóquei, tênis e, claro, soccer, como os norte-americanos chamam o nosso futebol MetLife Stadium.

A Copa do Mundo da FIFA é um dos eventos esportivos mais populares e aguardados do planeta, reunindo torcedores do mundo inteiro. Recentemente, a entidade máxima do futebol divulgou o calendário de jogos da próxima edição do torneio que, realizado a partir de 11 de junho de 2026 em três países – Estados Unidos, México e Canadá –, será o maior evento da história da modalidade, contando com 48 seleções participantes (até a Copa do Catar, em 2022, eram 32 equipes).

Durante o anúncio, a FIFA revelou ainda que Nova York e New Jersey, que se uniram para receber conjuntamente os jogos da Copa de 2026, sediarão a grande final da competição, no dia 19 de julho, além de hospedarem outras sete outras partidas do torneio. Os jogos serão no New York New Jersey Stadium (atualmente MetLife Stadium), em East Rutherford, New Jersey, e devem gerar mais de US$ 2 bilhões em impacto econômico para a região, além de criar mais de 14 mil empregos.

O torneio ainda deve levar mais de 1 milhão de visitantes para as duas cidades. 

“Sediar a final da Copa do Mundo FIFA 26 será um momento histórico para a cidade de Nova York e para os nossos parceiros de New Jersey, pois traremos o maior evento esportivo do mundo para o principal palco do globo. Estamos entusiasmados em criar uma experiência inigualável para os torcedores, a qual abraça o amor da nossa região pelo esporte, enquanto mostramos a rica diversidade, vibração e emoção dos cinco distritos como o destino imperdível no verão de 2026”, disse o CEO e presidente da New York City Tourism + Conventions, Fred Dixon.

Cidade dos esportes 

A Big Apple é sempre associada à imensa pluralidade cultural e gastronômica, arquitetura única, opções infindáveis de diversão e lazer, parques e… também à impressionante oferta esportiva, com competições de janeiro a janeiro disputadas por equipes de diferentes modalidades, que realizam seus jogos em estádios e arenas que são o solo sagrado para diversas lendas do esporte.

Para aqueles que têm interesse em explorar o lado esportivo da cidade e, de quebra, fazer um “esquenta” para a Copa de 2026, a New York City Tourism + Conventions listou as principais equipes de futebol americano, basquete, beisebol, hóquei e soccer, ou melhor, o nosso bom e velho futebol, bem como os grandiosos e famosos complexos onde atuam, nos cinco distritos de Nova York – e também na vizinha New Jersey –, onde rolam partidas memoráveis. Confira a seguir.

FUTEBOL AMERICANO

Paixão nacional no Brasil, o futebol, ou soccer, como é chamado por lá, já é muito apreciado em terras norte-americanas também. O país conta com grandes equipes e campeonatos, como a Major League Soccer, principal liga de futebol profissional masculino dos Estados Unidos, cujos clubes participantes cada vez mais atraem estrelas do futebol mundial – caso de Lionel Messi e Luisito Suaréz, que atualmente jogam pelo Inter Miami. Por isso, pode ser interessante incluir uma partida no roteiro de viagem.

New York Red Bulls

Onde: Red Bull Arena, Harrison, New Jersey

Quando: a temporada regular da Major League Soccer vai de março ao início de outubro

Fundado em 1996 e anteriormente conhecido como MetroStars, esse foi o primeiro time da Major League Soccer da área da cidade de Nova York. Além disso, sua arena é considerada um dos melhores estádios específicos de futebol dos Estados Unidos. Pela equipe já passaram grandes nomes como o alemão Lotthar Mathaüs e o francês Thierry Henry, além dos brasileiros Branco e Carlos Alberto Parreira, todos campeões por suas seleções nacionais.

New York City FC

Onde: Yankee Stadium, Grand Concourse, Bronx

Quando: a temporada regular da Major League Soccer vai de março ao início de outubro

Fundado em 2015, é o mais novo time da cidade a jogar na principal liga do país e também já teve estrelas do futebol mundial vestindo sua camisa, como o italiano Andrea Pirlo e o inglês Frak Lampard. Enquanto o estádio próprio está sendo construído em Flushing, Queens, é possível assistir suas partidas no icônico Yankee Stadium, casa da não menos icônica equipe de beisebol New York Yankees. Para comprar ingressos, acesse ticketmaster.com.

NY/NJ Gotham FC

Onde: Red Bull Arena, Harrison, New Jersey

Quando: a temporada da Liga Nacional de Futebol Feminino vai de abril a outubro

O time, que antes era conhecido como Sky Blue FC, reúne várias jogadoras que integram a seleção feminina dos Estados Unidos. Uma ótima oportunidade tanto de torcer por mulheres talentosas como de ajudar a firmar de vez a participação feminina nesse esporte. Tíquetes podem ser adquiridos em http://www.gothamfc.com/.

BASQUETE

O basquete tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros, que, quando viajam aos Estados Unidos, adoram acompanhar as partidas da National Basketball Association, a NBA, in loco. Assim, acompanhar um jogo de um tradicional time nova-iorquino é, definitivamente, um programão para quem visita a cidade.

New York Knicks

Onde: Madison Square Garden, Midtown West, Manhattan

Quando: a temporada da NBA vai de outubro a abril

O Knicks é um time original da NBA e uma paixão para gerações de fãs, que fazem das partidas um verdadeiro espetáculo. Além disso, é comum ver celebridades, como o cineasta Spike Lee, a atriz Drew Barrymore, os comediantes Jerry Seinfield e Chris Rock e o apresentador Jimmy Fallon assistindo aos arremessos das estrelas da equipe, Julius Randle e OG Anunoby. Os ingressos são adquiridos em https://www.nba.com/knicks/tickets/.

Brooklyn Nets

Onde: Barclays Center, Downtown Brooklyn

Quando: a temporada da NBA vai de outubro a abril

Depois de passagens por Long Island e New Jersey, os Nets se mudaram para o Brooklyn em 2013, tornando-se o primeiro time dessa região nova-iorquina a disputar a NBA desde a década de 1950. Desde então, conquistaram uma torcida apaixonada, que inclui o rapper Jay-Z. O ingresso para uma partida é, na maioria das vezes, o mais acessível da NBA na cidade. Para verificar a disponibilidade de ingressos, acesse http://www.nba.com/nets/tickets.

Onde: Barclays Center, Downtown Brooklyn

Quando: A programação da WNBA, a versão feminina da NBA, ocorre entre outubro e abril

Uma ótima oportunidade de assistir a um jogo de basquete profissional com as melhores jogadoras do mundo. O time é especialmente popular entre as famílias. Ingressos à venda em ticketmaster.com.

BEISEBOL

Esporte queridinho dos norte-americanos, que lotam estádios mesmo em partidas que rolam durante a semana, o beisebol não é muito conhecido no Brasil. Ainda assim, a modalidade chama a atenção em alguns pontos do país, principalmente onde há a presença de uma comunidade japonesa, que começou a praticá-la depois do grande período de imigração para o Brasil, na virada do século 20.

New York Mets 

Onde: Citi Field, Flushing, Queens

Quando: a temporada regular da Liga Principal de Beisebol vai do final de março/início de abril até o final de setembro/início de outubro

A equipe fundada em 1962 manteve um status de “azarão” por muito tempo, o que mudou recentemente após alguns títulos de campeão da Liga Nacional. Mas há várias outras razões que fazem valer a escapada até o Queens, lar dos Mets, como o estádio acolhedor, os torcedores que parecem uma grande família e uma maçã mecânica gigante que se ergue quando o time faze um home run (lance que se refere a uma rebatida na qual o rebatedor é capaz de circular todas as bases, terminando na casa base e anotando uma corrida), sem contar a expectativa de ouvir os acordes de Narco quando o arremessador Edwin Diaz entra no jogo.

Para ingressos, consulte https://www.mlb.com/mets/tickets.

New York Yankees 

Onde: Yankee Stadium, Grand Concourse, Bronx

Quando: A temporada regular da Liga Principal de Beisebol vai do final de março/início de abril até o final de setembro/início de outubro

Os Yankees são uma instituição e um orgulho de Nova York: foram 27 vezes campeões da World Series, com jogadores famosos que integram o Hall da Fama da modalidade. No “sagrado” Yankee Stadium, é possível conferir o Monument Park, com placas de homenagem aos grandes jogadores, além de um museu do time. Veja opções de ingressos em https://www.mlb.com/yankees/tickets.

HÓQUEI 

Esporte comumente associado a lugares frios, sobretudo por causa da versão praticada no gelo, o hóquei também não coleciona muitos fãs no Brasil. Mas, por tratar-se de um esporte bastante competitivo, rápido e com lances fantásticos, pode ser interessante conferir uma partida, principalmente para quem viaja para Nova York no auge do inverno, uma vez que os jogos rolam em locais fechados e climatizados.

New York Rangers

Onde: Madison Square Garden, Midtown West, Manhattan

Quando: a temporada regular da Liga Nacional de Hóquei vai de outubro a abril

Os Rangers são o time favorito de uma base de fãs muito dedicada, que garante uma atmosfera turbulenta nos jogos, principalmente no Madison Square Garden. A famosa arena recebe torcedores que gritam a plenos pulmões, sobretudo quando o time joga ali contra seus grandes rivais locais, os Islanders. Ingressos disponíveis em ticketmaster.com.

GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS

US Open Tennis

Onde: USTA Billie Jean King National Tennis Center, no Queens

Quando: do final do mês de agosto a setembro

Todo ano, quase 800 mil pessoas assistem ao US Open Tennis presencialmente, enquanto milhões acompanham pela TV em todo o mundo, tanto para apreciar uma partida de tênis de alto nível quanto para reverenciar um esporte que produziu ícones como as irmãs Williams, Andy Roddick e Maria Sharapova. Com toda essa aura em torno da competição, é extremamente importante adquirir os ingressos com antecedência, principalmente para os jogos que envolvem os grandes nomes da modalidade.

TCS NYC Marathon

Onde: de Staten Island até o Central Park

Quando: início de novembro

A corrida reúne, anualmente, 50 mil participantes enfrentando uma dura jornada de 42 quilômetros. O trajeto passa pelos cinco distritos nova-iorquinos, começando por Staten Island e cruzando a linha de chegada no Central Park. A maratona é totalmente inclusiva, permitindo que corredores amadores, usando também próteses e cadeiras de rodas, corram ao lado de estrelas profissionais, enquanto milhares de moradores/apoiadores aplaudem.


MetLife Stadium, em New Jersey: a casa dos times de futebol americano New York Giants e New York Jets foi escolhida pela FIFA para sediar a final da próxima Copa do Mundo, em 2026 (Crédito: Divulgação)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment