5 festas folclóricas e culturais para conhecer no Brasil; confira

O Brasil é enorme e diverso, com muitas vivências, crenças e festivais de todos os tipos.

E uma forma de conhecer mais sobre os modos de vida de cada região do país é participando de suas festas culturais e folclóricas, que mobilizam milhares ou até milhões de pessoas. Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Booking.com, 78%* dos viajantes brasileiros dizem que ter uma cultura diferente é um fator importante na hora de escolher um destino de férias. Pensando nisso, a plataforma fez uma lista com algumas das festas culturais mais populares no Brasil.

Bumba Meu Boi – São Luís do Maranhão (MA)

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as festas do Bumba Meu Boi têm muita popularidade. No meio do ano, entre os meses de junho e julho, uma mistura de dança, música, teatro, arte, crenças e performances ganha vida nesta grande celebração folclórica e cultural.

No Maranhão, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Ele tem como inspiração o conto da Mãe Catirina, que estava grávida e com vontade de comer língua de boi, e do Pai Francisco, um homem escravizado que mata o boi preferido do dono da fazenda para oferecer à sua mulher, e precisa ressuscitar o animal depois.

Existem quatro etapas no calendário do Bumba Meu Boi, incluindo os ensaios, o batismo do boi, apresentações e morte, e a festa reúne grupos de diversos sotaques, ou seja, que se apresentam com variações regionais com diferentes ritmos e instrumentos musicais, e que encenam os personagens da lenda.

Quem visita São Luís, capital do estado, pode se hospedar na Casa Lavinia, situada próxima a pontos de interesse na cidade, e fazer um passeio guiado por Alcântara.

Festival Folclórico de Parintins – Parintins (AM)

O Festival de Parintins é um evento cultural e folclórico que acontece anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, no mês de junho. Realizada desde os anos 1960, a festa é conhecida pela competição entre dois grupos – o Boi Garantido (representado pelas cores vermelha e branca) e o Boi Caprichoso (representado pelas cores azul e preta) – que apresentam espetáculos de dança, música e performances contando histórias relacionadas à cultura amazônica, com o destaque do boi-bumbá. As apresentações são realizadas durante três noites em uma arena chamada “Bumbódromo”.

Para chegar em Parintins, é possível ir de barco ou de avião, saindo de Manaus – e, para quem pretende conhecer também a capital, uma ótima opção para a estadia é o Hotel Villa Amazônia, que oferece piscina, restaurante, academia e jardim.

 

Festa Junina – Campina Grande (PB)

O São João de Campina Grande, no estado da Paraíba, é uma das maiores festa juninas do Brasil, conhecida por sua grandiosidade, diversidade de atrações e preservação das tradições culturais nordestinas, que acontece em junho.

Durante o mês inteiro de festa, o Parque do Povo se transforma em um verdadeiro arraial, com decoração temática, barracas de comidas típicas, quadrilhas e palcos para apresentações musicais. O forró – assim como outros estilos musicais – é uma parte essencial da festividade, com artistas se apresentando nos palcos principais.

Além disso, as barraquinhas oferecem uma variedade de iguarias típicas da época, como milho, canjica, pamonha e maçã do amor. Para a hospedagem, o Hotel Mais1 fica próximo ao Parque do Povo e é uma boa alternativa.

Círio de Nazaré – Belém do Pará (PA)

No mês de outubro, em Belém do Pará, acontece o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seu ponto central é a procissão, em que a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é levada pelas ruas da cidade, acompanhada por uma multidão.

O evento é marcado por manifestações de fé e devoção dos participantes, e muitos fiéis agradecem por graças alcançadas.

Além da procissão principal, o evento inclui diversas atividades religiosas, como missas e apresentações culturais. Na cidade, é possível se hospedar no Hotel Sagres, a apenas 1,4 km da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que oferece piscina ao ar livre, bar e restaurante.

Festa do Bonfim da Bahia – Salvador (BA)

A Festa do Bonfim, realizada no mês de janeiro na capital baiana Salvador, é uma tradicional e popular manifestação religiosa, que recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Ela tem início com uma procissão de aproximadamente 8 Km, que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Diante da igreja, as escadarias são lavadas com água de cheiro por baianas vestidas com trajes típicos, enquanto os participantes se vestem de branco e entoam cânticos e orações.

As tradicionais fitinhas coloridas baianas também são usadas pelas pessoas durante a festa, que fazem pedidos ao amarrarem as fitas nos pulsos. Os viajantes podem se hospedar no Hotel Bahia do Sol, a 2 km do Pelourinho, no centro histórico da cidade, e fazer um passeio pelo Patrimônio Cultural de Cachoeira.

Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.


(Foto: divulgaçao/Booking)

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment